terça-feira, 13 de março de 2012

O HOMEM COMO LIDER ESPIRITUAL

Segundo as Escrituras, Deus conferiu ao homem uma  responsabilidade especial de liderança na família, sociedade e na Igreja. Todavia, liderança não significa dominação ou controle, mas capacidade de iniciativa, tomada de decisões, orientação e cuidado, sempre tendo em vista o bem-estar e a prosperidade dos liderados.
Existem passagens que parecem atribuir ao homem uma posição superior, tais como Gn. 3:16; 1 Cor. 11:3,8-9; Ef. 5:23; 1 tim. 3:4,2. Todavia, essa é uma área, como muitas outras, em que a realidade do pecado humano produz distorções que violam o propósito de Deus. Dois extremos podem ocorrer nesse contexto:  
1°-Homens que se recusam a ser lideres, revelando-se passivos, acomodados, negligentes quanto aos seus deveres como esposos e crentes;
2°- Homens que revelam-se agressivos, autoritários, dominadores, igualmente afastando-se dos padrões de Deus para os seus filhos.
O grande modelo e exemplo para o homem cristão é Jesus Cristo. Cristo certamente era possuidor de uma grande autoridade, mas os seus ensinos e exemplo revelam um conceito de liderança bastante diferente do que muitas vezes encontramos na sociedade. Ver, por exemplo, MT 11:29; Mt 20:26-28; João 13:12-15.   
As exortações apostólicas têm as mesmas ênfases, ver: Ef.
5:21,25-29;6:4;CL3:19,21;4:1;lPe.3:7;5:1-3. Portanto, a liderança masculina deve ser exercida com firmeza, mas também com moderação, humildade, espírito de servïço e amor.
Uma das áreas em que essa liderança é mais necessária é a área espiritual. O homem tem a responsabilidade de promover a vida espiritual do seu lar, pelo ensino, pelo exemplo, por iniciativas práticas. Exemplos: aproveitar as oportunidades para ensinar aos filhos as verdades bíblicas; praticar o culto doméstico de maneira alegre, informal e participativa; cultivar uma atmosfera de amizade, companheirismo e respeito; ser um bom esposo e pai; valorizando a família e gastando tempo para fortalecer os vínculos familiares, ver: EX. 6:5-7, 20-21; T1:18-21;Pv. 22:6; 29:17. (Cartilha da UPH) 
Lembrem-se: A boa liderança produz crescimento saudável e abençoador.
Rev. Edgar Sarmento
Secret, Presb. de UPH’s do PRSO.
Extraído do Boletim da 1ª Inspirativa da Federação de UPH's do PRSO, Ano 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário