Rev. Alderi Souza de Matos
Historiador da IPB
A fé reformada adota todas as doutrinas apostólicas estabelecidas na Bíblia e formuladas em credos pelos grandes concílios ecumênicos da Igreja Primitiva.
Extraído e Adaptado
Rev. Maurício Galvão
Boletim de 03/08/2008
A Bíblia é a única regra infalível sobre o que devemos crer e como devemos viver. Revelações carismáticas contínuas, profecias..., - ou qualquer outra manifestação -, não mais são necessárias porque Deus falou Sua Palavra final e toda suficiente ao completar-se o cânon das Escrituras Sagradas.
A Bíblia é a única regra infalível sobre o que devemos crer e como devemos viver. Revelações carismáticas contínuas, profecias..., - ou qualquer outra manifestação -, não mais são necessárias porque Deus falou Sua Palavra final e toda suficiente ao completar-se o cânon das Escrituras Sagradas.
Extraido e Adaptado
Rev. Maurício Galvão
Boletim de 10/08/2008
Ecclesia reformata et semper refonnanda est
(Igreja Reformada sempre se Reformando)
A Reforma não foi uma inovação, ao contrário a igreja por tanto inovar, buscar novas formas de culto, nos princípios litórgicos, na soteriologia, na eclcsiologia, na Interpretação Bíblica, na ordenação, estava produzindo o distanciamento do cristianismo bíblico, puro e simples. A apostasia tomou conta da Igreja, e as heresias sucumbiram a verdade das Escrituras Sagradas.
A Reforma nada mais é do que retomo:
- Retorno a Palavra de Deus. A Bíblia não é apenas uma fonte da revelação de Deus ao homem, mas a única regra de fé e prática (Sola Scriptura).
- Retomo a Cristo. Existe um único mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo. Ele é o único Salvador e Senhor e não há salvação em nenhum outro nome (Solo Christus).
- Retorno a Graça. Pela graça sois salvos. A graça é um dom imerecido de Deus. Somos escolhidos por Deus para a salvação não por causa dos nossos méritos, mas por causa dos méritos do Senhor Jesus Cristo (Sola Gratia).
- Retorno a fé. A justificação é somente pela fé, independente das obras da lei. A base da salvação não é o esforço humano, mas o sacrilïcio substitutivo de Cristo na cruz, (Sola Fide).
- Retomo a Deus. Toda a glória somente à Deus. Deus não reparte a sua glória com ninguém, (Soli Deo Gloria).
E tempo de reforma, é tempo de retomo, neste século quando algumas igrejas estão descambando para o liberalismo teológico, negando a essência da fé, Outros estão direcionando para o misticismo sincrético, praticando novidades tão estranhas as Escrituras Sagradas, adotando um outro evangelho, caindo no pragmatismo, querendo sucesso a todo o custo. Líderes seduzidos pela riqueza e glória pessoal.
Lutero pagou o preço, foi excomungado e condenado a morte. Para sobreviver viveu boa parte de sua vida escondido em um castelo. Somos salvos pela graça de Deus. Este é o evangelho de Jesus Cristo. Este é o evangelho da reforma, A igreja de hoje precisa buscar em Deus ousadia para defender e viver o evangelho tal que nos foi pregado no passado.
Extraido e Adaptado
Rev. Maurício Galvão
Boletim de 29/10/2006
SOLI DEO GLÓRIA - GLÓRIA SOMENTE A DEUS
O que significa isso para nós?
Significa entender que “Criação, vida, salvação de nossas almas e todas as demais coisas vêm sempre de nosso Deus e através d‘Ele, e enchem nossos corações com agradecido louvor”. E vir a Ele e elevar a voz ao alto trono do céu e dar glória somente a Deus!
Nós existimos e vivemos por causa d’Ele (Atos 17:28).
A salvação também vem de Deus. Ele a planejou completamente. Quem mais poderia ter planejado isto? Pergunta James M. foice! Continua ele: “Somente Deus poderia ter planejado uma forma de Salvação que fosse de encontro às austeras exigências de sua inflexível justiça e ainda assim também just(ficasse pecadores. Somente Deus poderia ter planejado uma salvação que não dependesse de méritos humanos e boas obras — é toda graça — e ainda assim ser capaz de transformar aqueles que são salvos de tal forma que os leve a alcançar um nível de justiça e produzir boas obras que supera a justiça e as boas obras daqueles que estão tentando ser salvos por meio destas atitudes”.
A consumação de nossa salvação foi por intermédio d’Ele e por meio de Jesus Cristo.
Sendo a criação inteira “de” Deus, “por” Deus, e “para” Deus, e sendo o caminho da salvação da mesma forma, “dele, e por ele, e para ele”, então como parte da criação redimida de Deus, existimos para Ele e para a glória de Deus.
Deus criou todas as coisas para Sua glória!
Portanto, queridos! Vivamos para a glória de Deus sempre!
Fraternalmente,
Rev. Maurício Galvão
Boletim de 29/10/2006
De onde viemos?
O presbiterianismo ou movimento reformado nasceu da Reforma
Protestante do século 16. Tendo o protestantismo começado na Alemanha, sob a
liderança de Martinho Lutero, pouco depois surgiu uma segunda manifestação do
mesmo no Cantão de Zurique, na Suíça, sob a direção de outro ex-sacerdote,
Ulrico Zuínglio (1484-1531). Para distinguir-se da reforma alemã, esse novo movimento ficou conhecido como a
Segunda Reforma ou Reforma Suíça. O entendimento de que a reforma suíça foi
mais profunda em sua ruptura com a igreja medieval e em seu retorno às
Escrituras fez com que recebesse o nome de movimento reformado e seus
simpatizantes fiassem conhecidos simplesmente como “reformados”.
Ao morrer, em 1531, Zuínglio teve um hábil sucessor na pessoa de João Henrique
Sultinger (1504-1575). Todavia, poucos anos depois surgiu um líder que se
destacou de todos os outros por sua inteligência, dotes literários, capacidade
de organização e profundidade teológica. Esse líder foi o francês João Calvino (1509-1564), que concentrou os seus
esforços na cidade suíça de Genebra, onde residiu durante 25 anos. Através da
sua obra magna, a Instituição da Religião Cristã ou Institutas, comentários
bibhcos, tratados e outros escritos, Calvino traçou os contornos básicos do
presbiterianismo, tanto em termos teológicos quanto organizacionais, à luz das
Escrituras Sagradas. Graças aos seus escritos, viagens,
correspondência e liderança eficaz, Calvino exerceu enorme influência em toda a
Europa e contribuiu para a difusão do movimento reformado em muitas de suas
regiões.
Dentro de poucos anos, a fé reformada fincou sólidas raízes no sul da Alemanha
(Estrasburgo, Heidelberg), na França, nos Países Baixos (as futuras Holanda e
Bélgica) e no leste europeu, onde surgiram comunidades reformadas em países
como a Polônia, a Lituânia, a Checoslováquia e especialmente a Hungria. Em algumas dessas nações, a reação violenta da Contra- Reforma limitou ou
sufocou o novo movimento, como foram, respectivamente, os casos da França e da
Polônia.
As igrejas calvinistas nacionais da Europa continental ficaram conhecidas como
igrejas reformadas (por exemplo, Igreja Reformada da França). Outra região da Europa em que a fé reformada teve ampla aceitação foram as
Ilhas Britânicas, particularmente a Escócia, cujo parlamento adotou o
presbiterianismo como religião oficial em 1560. Para tanto foi decisiva a
atuação do reformador João Knox (1514-1572), que foi discípulo de Calvino em Genebra. Foi nessa
região que surgiu a designação “igreja presbiteriana”.
Na Inglaterra e na Escócia dos séculos 16 e 17, o presbiterianismo representou
uma posição ao mesmo tempo teológica e política. Com esse termo, as igrejas
reformadas declaravam que não queriam uma igreja governada por bispos nomeados
pelos reis (episcopalismo), e sim por presbíteros eleitos pelas comunidades. Foi na Inglaterra que, em meio a uma guerra civil, o parlamento convocou a
Assembléia de Westminster (1643- 1649), que elaborou os documentos
confessionais mais amplamente aceitos pelos presbiterianos ao redor do mundo.
Nos séculos 17 e 18, milhares de calvinistas emigraram para as colônias inglesas
da América do Norte. Muitos deles abraçavam a teologia de Calvino, mas não a
forma de governo eclesiástico presbiterial proposta por ele.
Foi esse o caso dos puritanos ingleses que se estabeleceram na Nova Inglaterra. Ao mesmo tempo, as colônias norte-americanas também receberam muitas famílias presbiterianas emigradas da Escócia e do norte da Irlanda.
Foram essas pessoas que eventualmente criaram a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, cujo primeiro concilio, o Presbitério de Filadélfia, foi organizado em 1706 sob a liderança do Rev. Francis Makemie, considerado o “pai do presbiterianismo norte-americano”. O primeiro Sínodo foi organizado em 1717 e a Assembléia Geral em 1789. Em1859, a Junta de Missões
Estrangeiras da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos enviou ao Rio de
Janeiro o Rev. Ashbel Green Simonton, fundador da Igreja Presbiteriana do
Brasil.
Foi esse o caso dos puritanos ingleses que se estabeleceram na Nova Inglaterra. Ao mesmo tempo, as colônias norte-americanas também receberam muitas famílias presbiterianas emigradas da Escócia e do norte da Irlanda.
Foram essas pessoas que eventualmente criaram a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, cujo primeiro concilio, o Presbitério de Filadélfia, foi organizado em 1706 sob a liderança do Rev. Francis Makemie, considerado o “pai do presbiterianismo norte-americano”. O primeiro Sínodo foi organizado em 1717 e a Assembléia Geral em 1789. Em
Extraído e Adaptado
Rev. Maurício Galvão
Boletim de 16/08/2009
Reformadores
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| Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero |
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| Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:95Thesen.jpg/27/03/2012 |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero/27/03/2012.
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| Filme sobre Lutero. Fonte da imagem: http://ellengwhiteaudio.blogspot.com.br /27/03/2012 |
Ulrico Zuínglio (1484-1531) - Local: Suíça.
"Zuínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente deMartinho Lutero, que era doctor biblicus, Zuínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das escrituras do ponto de vista de um erudito humanista. Zuínglio não deixou uma igreja organizada, mas as suas doutrinas influenciaram as confissões calvinistas.
Ulrico Zuínglio morreria em 1531, e com sua morte, parecia que a reforma na Suíça acabaria. Mas o movimento continuou, e agora quem assumiria a liderança seria Heinrich Bullinger, que embora fosse um líder muito capaz, parecia que o movimento estava condenado a ficar restrito a algumas regiões da Suíça e da Alemanha, e assim não causaria qualquer impacto ao restante da Europa e ao mundo. Mas então entra em cena João Calvino, um intelectual brilhante que iria dar profundidade teológica à fé reformada, sistematizando-a em suas Institutas da Religião Cristã, conduzindo-a a um alcance e impacto por toda a Europa, e daí ao resto do mundo, transpondo fronteiras territoriais e temporais."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ulrico_Zu%C3%ADnglio/27/03/2012
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| Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ulrico_Zu%C3%ADnglio /27/03/2012 |
Henrique Bullinger (1504-1575) - Local: Suíça.
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| Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Bullinger/27/03/2012 |
João Calvino (1509-1564) - Local: Suíça.
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| Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino/27/03/2012 |
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| Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino/27/03/2012 |







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